A VLI deixou a gestão das cargas mais eficiente e confiável com a ajuda da OCI

Empresa de logística brasileira migra sistemas críticos para a Oracle Cloud Infrastructure - melhorando a disponibilidade, a produtividade e a lucratividade do sistema.

Compartilhar:

Desafios comerciais

A operadora logística brasileira VLI tem se beneficiado de forte crescimento nos últimos anos, principalmente através do transporte de grãos, uma exportação vital para a economia nacional. O tempo de comercialização é um fator crucial na eficiência e lucratividade na entrega das cargas. Exige planejamento minucioso e execução precisa para cumprir os prazos de entrega usando 800 locomotivas e 24 mil vagões operados sobre uma malha ferroviária de 8 mil quilômetros de extensão.

Os antigos sistemas on-premises da VLI - que emitem conhecimento de embarque e gerenciam a movimentação de trens - estavam se tornando cada vez mais confiáveis, com erros e interrupções frequentes do sistema. Corrigir e administrar o banco de dados de apoio das aplicações personalizadas geralmente demorava 10 horas, deixando os sistemas inativos, além de atrasar significativamente o carregamento e despacho dos trens. Isso impactava toda a cadeia logística, atrasando os trens subsequentes e o carregamento nos portos, reduzindo, portanto, a produtividade e lucratividade da VLI.

Para superar esse desafio ela decidiu modernizar sua infraestrutura para aumentar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente. A VLI também queria uma instalação para backup e recuperação de desastres, com o intuito de mitigar os riscos.

Por que a VLI escolheu a Oracle

Após pesquisar e analisar diversos fornecedores de tecnologia, a VLI escolheu a Oracle para atualizar e migrar suas aplicações principais para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e seu banco de dados para o Exadata Database Service. A VLI se baseou em três critérios: desempenho, tecnologia e segurança.

“Pensamos que a Oracle é a parceira ideal. A Oracle Cloud Infrastructure com o Exadata Database Service pode ser escalada para volumes transacionais em massa, além do tempo recorde de resposta e alto grau de resiliência. Ter a possibilidade de usar o Oracle WebLogic Server na OCI também é uma grande vantagem", disse André Braz, CTO.

A VLI também se interessou pelas atualizações regulares oferecidas pela Oracle, com o esforço mínimo por parte do cliente neste quesito. Isso permite que a empresa se concentre em sua atividade principal e seus objetivos, sem se preocupar em atualizar a tecnologia em uso. A VLI também planejou adotar a OCI Analytics Cloud com modelos integrados e preditivos para ampliar sua tomada de decisão para gerar novos fluxos de receitas.

Resultados

A VLI e a Oracle trabalharam juntas para garantir uma migração sem atritos para a OCI, com tempo de indisponibilidade quase zero e impacto mínimo nas operações de negócios. Como parte do processo de revisão e testagem, a VLI reduziu 12% dos dados que não eram mais necessários, aumentando o desempenho e reduzindo os custos.

Após a migração para a OCI, os erros de sistemas caíram para 30%.  Destacamos que a VLI melhorou sua habilidade em carregar e despachar os trens corretamente dentro do prazo, melhorar o atendimento ao cliente, além de melhorar a produtividade e a lucratividade. A empresa também sofreu um volume muito menor de falhas, incidentes e tempo de inatividade que afetou a capacidade da VLI de cumprir acordos com clientes para entregar carga no prazo.

A empresa antecipa mais ganhos de eficiência e maior satisfação do cliente devido à velocidade de processamento mais rápida e alta disponibilidade de seu novo sistema de faturamento. A OCI suporta integrações contínuas com outros sistemas e aplicativos de negócios da VLI para uma experiência de trabalho simplificada.

Para permitir a implantação de recuperação de desastres no OCI, o VLI implantou com sucesso alguns de seus aplicativos legados para operar em várias regiões do data center da Oracle Cloud. Hoje a empresa está preparada para implementar tecnologia para backup e recuperação de desastres na OCI, continuidade e tranquilidade nos negócios.

Parceiros

A DXC Technology e Grupo Multi, ambas Oracle Partners, apoiaram a VLI nesse processo de transição, em especial na etapa de refatoração do código de algumas aplicações. "A DXC Technology e o Grupo Multi foram muito úteis para nos ajudar a converter aplicativos para a versão mais recente", diz André Braz.

Publicado:12 de abril de 2023

Sobre o cliente

A VLI S.A., uma das maiores operadoras de logística integrada, administra mais de 8 mil quilômetros de ferrovias, 7 terminais e 5 portos. Todos os anos a VLI importa, exporta e transporta milhões de toneladas de fertilizantes, aço, madeira, grãos, e muito mais.