Apple Card e Privacidade

O pedido, a conta e as informações sobre definições e padrões de utilização do dispositivo serão partilhados com a Apple, o Goldman Sachs e um serviço de confirmação de identidade para processar o pedido, confirmar a identidade e evitar fraudes.
 

O Apple Card foi concebido de modo a proteger a sua privacidade e segurança, para que possa concentrar‑se na sua saúde financeira.


Privacy Icon

  • A informação fornecida no pedido do Apple Card pode ser usada por uma subsidiária da Apple e pelo Goldman Sachs e será partilhada com fornecedores externos de verificação de identidade para confirmar a sua identidade e evitar fraudes.
  • Poderá ter a oportunidade de partilhar informação com o Goldman Sachs sobre o histórico da sua relação comercial com a Apple no âmbito do pedido. Poderá também controlar se a Apple pode usar informação sobre a sua relação com a Apple para melhorar o Apple Card.
  • O Goldman Sachs, o banco emissor do Apple Card, e a Mastercard, a rede mundial de pagamentos do Apple Card, recebem informação das transações do seu Apple Card, mas não partilham nem vendem a informação das suas transações a terceiros para fins de marketing ou publicidade.
  • As funcionalidades do Apple Card que usam o seu histórico de transações, como os resumos de gastos, são executadas no dispositivo. A Apple não tem conhecimento do seu histórico de transações.

Pedir o Apple Card

Quando pede o Apple Card, o seu nome, data de nascimento, informação de contacto e o número de telefone do dispositivo são usados pela Apple e pelo Goldman Sachs Bank USA, sucursal de Salt Lake City (“Goldman Sachs”) para confirmar a sua identidade e evitar fraudes. O Goldman Sachs também usa esta informação para configurar a conta e para a necessária diligência devida. O Goldman Sachs utiliza um prestador de serviços de verificação de identidade externo para confirmar o número de beneficiário da segurança social dos titulares da conta, completo ou parcial, e o país de cidadania. A Apple não lê nem armazena esta informação.

Caso seja necessária mais informação para confirmar a sua identidade, será solicitada a digitalização da sua carta de condução ou de um documento de identificação oficial com fotografia. A imagem do documento de identificação com fotografia é transferida para um prestador de serviços de verificação de identidade externo com vista a permitir que confirme a identidade e evite fraudes. A Apple não lê nem armazena a imagem do documento de identificação com fotografia, mas recebe o nome e o endereço constantes do referido documento de identificação para confirmação da identidade, com vista a evitar fraudes em pedidos do Apple Card.

Poderá ter a oportunidade de partilhar informação com o Goldman Sachs sobre algumas das suas transações e experiências com a Apple no âmbito do pedido. Se solicitar à Apple que partilhe esta informação, o Goldman Sachs usará esta informação, a par de informação obtida de agências de verificação de crédito e outras fontes, para reavaliar o seu pedido; o Goldman Sachs usará esta informação exclusivamente para efeitos de avaliação e concessão de crédito para o Apple Card.

Ser‑lhe‑á pedido que indique uma estimativa do seu rendimento anual à Goldman Sachs, para ajudar esta instituição a decidir em relação à concessão de crédito e o montante de crédito a conceder. A Apple não lê nem armazena a informação relativa ao rendimento anual do utilizador.

O pedido não será enviado ao Goldman Sachs para uma decisão de crédito enquanto os termos e condições do Apple Card não forem aceites. Se o Goldman Sachs necessitar de informação adicional para processar o pedido, a informação sobre o pedido será armazenada no dispositivo por um período máximo de 30 dias. A Apple retoma o processo de pedido de cartão onde este foi interrompido e a Apple ou o Goldman Sachs pode entrar em contacto consigo para relembrar da existência de um pedido em aberto e oferecer assistência.

A informação sobre a localização aproximada do utilizador no momento do envio do pedido é usada pela Apple e pelo Goldman Sachs para evitar fraudes, se os serviços de localização estiverem ativados. Tal como acontece quando adiciona um método de pagamento ao Apple Pay, quando pede ou provisiona o Apple Card, determinadas informações sobre o dispositivo, tais como se definições específicas do dispositivo estão ativadas e padrões de uso do dispositivo (por exemplo, percentagem de tempo que o dispositivo está em movimento ou número aproximado de chamadas por semana) podem ser enviadas à Apple para verificar a identidade e evitar fraudes. A Apple também poderá receber informação da sua operadora acerca do número de telefone do pedido para evitar fraudes.

O utilizador poderá ser elegível para determinados programas do Apple Card fornecidos pelo Goldman Sachs com base na informação fornecida no âmbito do pedido. A Apple poderá ter conhecimento do envio do pedido para participar no programa e se o utilizador aceitou ou recusou o convite, podendo partilhar essa informação com o Goldman Sachs para realizar o programa. A Apple não terá acesso a informação adicional sobre a participação no programa.

Provisionar o Apple Card

A Apple pode também fornecer informação ao Goldman Sachs ou à Mastercard para a ativação e configuração do Apple Card no Apple Pay e para evitar fraudes. A informação partilhada não difere da que é fornecida ao provisionar qualquer cartão no Apple Pay, podendo incluir:

  • o nome e endereço de faturação associados à sua conta Apple;
  • informação genérica relativa à sua conta Apple e à atividade da sua conta do iTunes ou da App Store (por ex., se tem ou não um longo histórico de transações no iTunes);
  • informação relativa ao seu dispositivo e, se usar Apple Watch, ao dispositivo iOS emparelhado (por exemplo, um identificador de dispositivo, o número de telefone, nome e modelo do seu dispositivo);
  • localização aproximada no momento de adição do cartão (se tiver ativado os serviços de localização);
  • histórico da conta ou do dispositivo de adição de cartões;
  • estatísticas em agregado relativas à informação de cartões de pagamento que adicionou ou tentou adicionar ao Apple Pay.

Para ajudar a configurar cartões que tenha, ou teve, noutros dispositivos, a Apple armazena uma referência a cada cartão com a sua conta Apple. Esta referência pode ser usada junto da entidade emitente ou rede de pagamento para voltar a adicionar o cartão, depois de introduzir o código de segurança. Esta funcionalidade do Apple Pay está disponível para o Apple Card.

Pagar com o Apple Card

Quando inicia um pagamento com o Apple Card numa aplicação, na web ou através de Apple Messages for Business, o seu código postal (ou informação equivalente) é fornecido à aplicação, site ou comerciante para permitir calcular o custo de envio e outras taxas relevantes. Depois de autorizar o pagamento, outra informação solicitada pelo comerciante, como por exemplo, um número de conta associado ao dispositivo, a sua morada ou endereço de e‑mail, é igualmente fornecida. O comerciante poderá recolher e utilizar informação suplementar sobre a transação, conforme descrito nas respetivas políticas de privacidade, incluindo informação acerca da sua localização no momento da transação. Encontrará informação adicional sobre como controlar o acesso e a utilização da informação de localização do seu dispositivo, em www.apple.com/pt/legal/privacy/data/pt/location-services.

O número do Apple Card quando usa o Apple Pay. Para poder ser transmitida com segurança, a informação de pagamento em aplicações, sites e Apple Messages for Business é enviada à Apple de forma cifrada, sendo por breves momentos decifrada e depois novamente cifrada por uma chave única de modo a garantir que só possa ser lida pelo comerciante, programador ou respetivo processador de pagamento. Quando efetua uma compra num Mac no qual não é possível adicionar um cartão, o computador e o dispositivo que autoriza o pagamento comunicam por um canal cifrado, através dos servidores da Apple. A informação retida pela Apple não contém dados de teor pessoal.

Quando usa o Apple Card, o banco emissor e o parceiro da rede de pagamentos — o Goldman Sachs e a Mastercard — e o respeito prestador de serviço recebem informação sobre a transação, incluindo o comerciante, a hora e o montante, para garantirem o funcionamento do Apple Card. O Goldman Sachs e a Mastercard não partilham nem vendem a informação das suas transações a terceiros para fins de marketing ou publicidade.

A Apple fornece e armazena informação sobre transações individuais na sua conta Apple e mantém o histórico de transações atualizado em todos os seus dispositivos. As transações são armazenadas em iCloud usando cifragem ponto a ponto, o que garante um elevado nível de segurança. Os dados são protegidos com uma chave obtida a partir de informação exclusiva do seu dispositivo, combinada com o código do dispositivo, que apenas o utilizador conhece. Os dispositivos do utilizador podem aceder ao histórico de transações e lê‑lo, mas a Apple não tem acesso a essa informação. As funcionalidades do Apple Card que usam o seu histórico de transações, como os resumos de gastos, são executadas no dispositivo.

Apple Card para a família

Os clientes Apple Card podem partilhar o Apple Card com qualquer membro elegível do respetivo grupo Partilha com a família em iCloud convidando esse membro a ser Cotitular ou Participante. O estado do convite para Apple Card para a família pode ser consultado em qualquer altura no verso do Apple Card na aplicação Carteira. Para ajudar a gerir o convite, a aplicação Carteira avisa os Cotitulares e os Participantes no momento do convite, quando está disponível uma oferta para análise e quando um Cotitular ou Participante responde a um convite ou a uma oferta.

Contas conjuntas: para adicionarem um Cotitular, os clientes Apple Card têm de selecionar o membro elegível do grupo Partilha com a família que pretendem adicionar à conta como Cotitular. A Apple envia ao membro do grupo Partilha com a família um convite para ser cotitular e partilhar o Apple Card do remetente do convite. Os convidados que não tenham uma conta Apple Card terão de fornecer a informação acima descrita. Os clientes Apple Card já existentes terão de fornecer informação sobre o seu rendimento atual ao Goldman Sachs para uma avaliação da linha de crédito do Apple Card conjunto. Uma vez que ambos os Cotitulares serão responsáveis pelos saldos do Apple Card, a informação sobre os saldos atuais será divulgada no âmbito dos termos da oferta do Apple Card conjunto. Se for criada uma conta conjunta, cada Cotitular pode solicitar acesso a informação do histórico de transações das contas consolidadas contactando o Goldman Sachs; as transações recentes também estarão disponíveis no dispositivo. A Apple avisará os proponentes do Apple Card conjunto de que a oferta correspondente está pronta para análise e quando o potencial Cotitular responder aos termos da oferta. Os Cotitulares passam a ter acesso a informação sobre todas as transações da conta realizadas a partir dessa data. Também estará à disposição de ambos os Cotitulares informação detalhada sobre o saldo, incluindo o crédito disponível, o saldo total e o limite de crédito.

Contas de participantes: para adicionarem um Participante, os Titulares do Apple Card têm de selecionar o membro elegível do grupo Partilha com a família que pretendem adicionar à conta como Participante. A Apple usa a informação fornecida para enviar ao membro do grupo Partilha com a família um convite para partilhar o Apple Card do Titular. Se o Participante tiver menos de 18 anos, o Titular adulto terá de confirmar o nome legal e a data de nascimento do Participante; se o Participante tiver mais de 18 anos, o Participante terá de confirmar o respetivo nome legal, a data de nascimento e endereço de casa. Se um Participante com mais de 18 anos pretender informações sobre a conta adicionada aos respetivos ficheiros junto de agências de informações sobre consumidores, pode indicar ao Goldman Sachs o número de beneficiário da segurança social durante a configuração da conta de Participante. A informação fornecida no âmbito do processo de adesão do Participante será cifrada e enviada ao Goldman Sachs e armazenada pela Apple até o processo de adesão estar concluído ou por um prazo máximo de 30 dias. A informação completa de adesão do Participante será enviada, juntamente com a conta Apple do Titular e a conta Apple do Participante, ao Goldman Sachs para configuração e gestão da conta Apple Card e para evitar fraudes.

Os Titulares podem optar por partilhar informação detalhada sobre o saldo (como o crédito disponível, o saldo total e o limite de crédito) com um Participante, selecionando o nome do Participante e ativando “Mostrar detalhes do saldo”, no verso do Apple Card na aplicação Carteira. Uma vez que os Titulares são responsáveis por todas as transações que afetam o saldo, podem ver as transações de todos os outros Titulares ou Participantes, mas os Participantes só podem ver a informação relativa às suas próprias transações. Os Titulares podem também selecionar um limite por transação para o Participante, que pode ser alterado em qualquer altura no verso do Apple Card na aplicação Carteira selecionando o nome do Participante e, depois, a opção “Limite de transações”.

Notificações: os Titulares podem gerir as notificações relativas a atividade nas contas Apple Card para a família. No verso do Apple Card na aplicação Carteira, podem selecionar o nome do Cotitular ou Participante e, depois, ativar ou desativar as notificações. Os Titulares podem ainda optar por só receber notificações se forem atingidos determinados limites, tais como transações acima de certos montantes. A Apple usará a informação das definições de notificações para gerir as notificações, mas esta informação não será partilhada com mais ninguém na conta. Quando as notificações de transações estão ativadas, os Titulares recebem notificações por Push com indicação da data e hora da compra, valor da compra, comerciante e localização, se estiver disponível. No caso das notificações relativas a Participantes com limites de transações, a notificação também mostra os gastos totais dos Participantes nesse mês.

Apple Card e localização

Quando usa o Apple Card com Apple Pay, é enviada informação sobre o comerciante e a localização do dispositivo do utilizador para a aplicação Mapas da Apple num formato que não permite a sua associação ao utilizador, de forma a fornecer mais informação sobre o comerciante, como o endereço e dados de contacto. Se usar o Apple Card físico, terá a opção de usar a localização do dispositivo para ajudar a aplicação Mapas a identificar o comerciante correto para a transação. Para ajudar a identificar e a prevenir fraudes, a Apple poderá usar informação de localização associada à utilização do Apple Card, por exemplo, quando faz um pedido inicial ou de substituição do Apple Card físico ou quando agenda um pagamento do saldo, se os serviços de localização estiverem ativados na aplicação Carteira. A Apple não recolhe a localização para nenhum outro fim quando usa o Apple Card. No caso das transações online, quando o pagamento é efetuado com o Apple Card, o Goldman Sachs poderá receber dados de localização de um fornecedor de serviços de prevenção de fraude, que serão utilizados pelo Goldman Sachs unicamente para evitar ações fraudulentas.

Apple Card e análise

Para ajudar a melhorar o Apple Card, a Apple recolhe informação sobre o processo de pedido do Apple Card e a utilização das funcionalidades do Apple Card na aplicação Carteira e armazena essa informação de uma forma que não permite a identificação do utilizador. Esta informação inclui o tempo necessário para concluir o pedido e as funcionalidades do Apple Card usadas com maior frequência, como a vista de atividade mensal. A Apple pode também usar esta informação para melhorar outros produtos e serviços da Apple, para fins de marketing, para evitar fraudes e para fins de segurança.

A Apple pode usar informação sobre a conta do utilizador existente junto da Apple, nomeadamente se o utilizador tem um Apple Card, para fins de pesquisa interna e análise, tais como previsões financeiras. A Apple poderá também usar informação sobre a relação do utilizador com a Apple, tal como os produtos Apple comprados, há quanto tempo existe a conta Apple e a frequência das transações com a Apple, tendo em vista a melhoria do Apple Card ao ajudar a identificar métricas da Apple que possam ajudar o Goldman Sachs a melhorar as decisões de crédito. Não serão partilhados com o Goldman Sachs dados pessoais relativos à relação entre si e a Apple com vista à identificação das métricas da Apple relevantes. Pode revogar esta utilização das informações sobre a relação com a Apple através do envio de um e‑mail para a equipa de privacidade em dpo@apple.com com o seguinte assunto: “Dados da relação com a Apple e o Apple Card”. Os proponentes e titulares de cartões poderão optar por partilhar as métricas identificadas com o Goldman Sachs para uma reavaliação da oferta de crédito ou aumento da linha de crédito.

Apple Card e comunicações

A Apple pode usar o estado da sua conta Apple Card, nomeadamente se pediu ou tem atualmente uma conta Apple Card, para determinar se uma mensagem é relevante para si, incluindo uma mensagem de marketing. A Apple pode também enviar mensagens para o seu dispositivo, as quais podem usar informação que o utilizador e o dispositivo conhecem e não a Apple, tal como o histórico de transações e a localização, para ajudar a determinar se uma mensagem é relevante para si. Por exemplo, a Apple pode enviar uma mensagem para o seu dispositivo que seja relevante para pessoas que normalmente comprem viagens. A Apple não precisa de saber se comprou viagens — o seu dispositivo pode usar o histórico de transações para decidir se a mensagem é relevante para si. Deste modo, pode receber comunicações relevantes com salvaguarda da sua privacidade. A Apple não sabe que mensagens são apresentadas no seu dispositivo.

Informação anónima e agregada, num formato que não permite a associação ao utilizador, pode também ser usada para mensagens de marketing do Apple Card e mensagens de outro teor. Para deixar de receber mensagens de marketing, clique na hiperligação de cancelamento da assinatura num e‑mail de marketing ou desative as notificações do Apple Card.

As aplicações e sites da Apple podem verificar se tem um Apple Card

As aplicações e sites da Apple que podem verificar se tem o serviço Apple Pay ativado também podem verificar se tem um Apple Card. No iOS e no Safari, pode impedir os sites e aplicações da Apple de verificarem se tem um Apple Card alterando as suas definições. No iOS, pode efetuar a alteração em Definições > Aplicações > Safari > Apple Pay. No Mac, vá a Safari > Definições > Avançadas e desassinale “Permitir que os sites verifiquem se Apple Pay e Apple Card estão configurados”.

Daily Cash

Se tiver Apple Cash, os desembolsos de Daily Cash do Apple Card são processados pela Apple Payments Inc., uma subsidiária da Apple Payments Services LLC. Encontrará informação adicional sobre a forma como a Apple Payments Inc. protege a privacidade dos utilizadores na aplicação Carteira (toque no seu cartão Apple Cash, toque no botão “Mais” e, depois, em “Veja como são geridos os seus dados”).

Suporte do Apple Card

Se tiver perguntas sobre o Apple Card, pode contactar o serviço de suporte através de Mensagens diretamente da aplicação Carteira. A Apple usará a informação partilhada, incluindo dados pessoais, para processar o pedido. Se for necessário enviar o pedido de informação ao Goldman Sachs para fins de assistência, a Apple partilhará informação sobre si e o seu pedido com o Goldman Sachs, para que esta instituição possa dar resposta ao pedido. A Apple não retém informação financeira de teor pessoal que envie ao Goldman Sachs para fins de assistência. Em alternativa, pode contactar diretamente o suporte através do número 877-255-5923.

Encerrar a conta Apple Card

Se encerrar a sua conta Apple Card, a respetiva informação permanecerá na aplicação Carteira até remover o Apple Card da aplicação.

Atualizar a sua informação pessoal

Pode atualizar o seu endereço de faturação na aplicação Carteira editando os dados associados ao Apple Card. Para atualizar a informação da sua conta Apple Card, contacte o Goldman Sachs. O Goldman Sachs pode partilhar as informações atualizadas da conta Apple Card com a Apple para fins de prestação dos serviços relacionados com o Apple Card.

Linha de crédito da Apple

Linha de crédito da Apple é uma funcionalidade do Apple Card. Se fizer um pedido de Apple Card em apple.com, poderá ser elegível para a funcionalidade Linha de crédito da Apple e a Apple poderá processar algumas das suas informações de forma diferente do que faria se o pedido de Apple Card fosse feito num dispositivo Apple elegível.

Se fizer o pedido do Apple Card em apple.com e for elegível para Linha de crédito da Apple, a informação do seu pedido será recolhida e enviada através da web. Informação sobre o número de telefone do pedido em vez do seu dispositivo poderá ser enviada à Apple para fins de verificação de identidade e para evitar fraudes. Além disso, a Apple recolherá o tipo de navegador e o endereço IP aquando do pedido, e a Apple e o Goldman Sachs utilizarão essa informação para evitar fraudes. Se o Goldman Sachs necessitar de informação adicional para processar o seu pedido, ao contrário do que acontece quando faz o pedido do Apple Card num dispositivo elegível, a informação sobre o pedido não será armazenada no seu dispositivo enquanto é fornecida informação adicional. Para ajudar a melhorar Linha de crédito da Apple, a Apple recolhe informação sobre o processo de pedido relacionado com esta funcionalidade do Apple Card.

A funcionalidade Linha de crédito da Apple pode ser usada apenas para transações com a Apple. Ao pagar com Linha de crédito da Apple, a Apple utiliza o seu código postal ou outra informação equivalente para permitir o cálculo do imposto e do custo de envio. O seu número de conta de pagamento virtual, a morada de envio e o endereço de e‑mail poderão ser usados para processar a transação. Linha de crédito da Apple não utiliza informação de localização exata.

A Apple pode comunicar consigo por e‑mail e através de outros canais que utilize para contactar a Apple. Ao contrário do que acontece com o Apple Card, a Apple não envia mensagens sobre Linha de crédito da Apple para o seu dispositivo utilizando informação apenas conhecida por si e o seu dispositivo, e não a Apple. Para deixar de receber mensagens de marketing de Linha de crédito da Apple, clique na hiperligação de cancelamento da assinatura num e‑mail de marketing.

Se tiver dúvidas sobre a funcionalidade Linha de crédito da Apple, quiser atualizar os seus dados pessoais ou quiser encerrar a sua conta, pode contactar o serviço de suporte através do número 877‑255‑5923. A funcionalidade de suporte ao iniciar Mensagens através da aplicação Carteira pode ser acedida após o aprovisionamento do Apple Card num dispositivo elegível.

Portal web do Apple Card

Pode gerir o Apple Card e a funcionalidade Linha de crédito da Apple no portal web de assistência, iniciando sessão em card.apple.com com a sua conta Apple. Para fazer um pagamento, pode fornecer informação sobre a conta bancária a partir da qual um pagamento será feito. Esta informação é utilizada apenas para processar o pagamento. A Apple recolherá informação sobre ações realizadas no portal (por exemplo, agendar ou realizar um pagamento) e utilizará essa informação para processar o pedido ou resolver um problema ou algo semelhante. A Apple poderá partilhar determinada informação recolhida com o Goldman Sachs, sempre que tal seja necessário para processar o seu pedido. A informação sobre a utilização que faz do portal que não pode ser associada a si poderá ser utilizada pela Apple para melhorar o Apple Card.

Informação adicional

A Apple pode usar a sua informação relacionada com o Apple Card conforme necessário para o cumprimento da lei ou a prevenção de fraude, mesmo após o encerramento da conta. A Apple pode igualmente partilhar informação da relação entre si e a Apple com os respetivos fornecedores de serviços, os quais estão obrigados a tratar a informação em conformidade com o presente aviso e com as instruções da Apple, a adotar medidas de segurança razoáveis para proteger dados pessoais recebidos e a apagar os dados pessoais assim que concluírem os serviços, exceto se a retenção for exigida por lei.

A Apple pode partilhar a sua informação com o Goldman Sachs no estrito cumprimento da lei e para evitar fraudes. A Apple também pode receber informação relacionada com o Apple Card sobre si do Goldman Sachs para fins de prevenção de fraude. Encontrará mais informação sobre a proteção de dados pessoais no Goldman Sachs consultando a respetiva política de privacidade, que está disponível em https://www.goldmansachs.com/privacy-and-cookies/c-privacy-policy.html. Nem a Apple nem as empresas afiliadas são um banco e o presente aviso complementa quaisquer avisos que venha a receber do Goldman Sachs.

Nos casos em que a Apple seja o responsável pelo tratamento de dados pessoais descritos no presente aviso, essas atividades são fornecidas pela Apple Payments Services LLC, uma subsidiária da Apple, salvo indicação em contrário. Ao usar o Apple Card, aceita e autoriza que a Apple e as respetivas subsidiárias e agentes transmitam, recolham, mantenham, processem e usem a sua informação conforme atrás descrito.

A Apple retém dados pessoais unicamente pelo período de tempo necessário para cumprimento dos fins para os quais foram recolhidos, como descrito nesta nota e de acordo com a Política de Privacidade da Apple ou conforme exigido por lei. Ao avaliar os períodos de retenção, é analisado cuidadosamente se é necessário reter os dados pessoais recolhidos e, se a retenção for necessária, são feitos todos os esforços para que o seja pelo menor período de tempo permitido por lei.

Toda e qualquer informação recolhida pela Apple será tratada de acordo com a Política de Privacidade da Apple, cujo texto pode ser consultado em www.apple.com/pt/privacy

Data de publicação: 20 de setembro de 2024