Compartilhamento Familiar e Privacidade

A Apple usa seu ID Apple, detalhes de pagamento e informações sobre seu grupo familiar para permitir que você e os membros da sua família compartilhem assinaturas, compras e localizações, criem uma conta para uma criança e configurem controles parentais. A Apple pode usar detalhes sobre o grupo familiar para enviar comunicações relevantes a você.
 

O Compartilhamento Familiar é projetado para proteger as suas informações e permitir que você escolha os dados que compartilha.

Privacy Icon

  • Sua idade e o país ou região associada ao seu ID Apple serão usados para confirmar se você é um adulto ou uma criança.
  • Quando você inicia ou entra em um grupo familiar, seu ID Apple e as informações sobe os membros da família são usados para permitir que vocês compartilhem assinaturas, compras e localizações entre si.
  • Se você for o responsável de um grupo familiar, seu ID Apple e os dos membros da família poderão ser usados para que você possa configurar os controles parentais para as crianças desse grupo.
  • Detalhes sobre seu grupo familiar podem ser usados para enviar a você e aos membros da família comunicações relevantes sobre produtos, serviços, ofertas e outros benefícios disponíveis pelo Compartilhamento Familiar.

Proteger a privacidade e a segurança das suas informações é uma prioridade para todas as pessoas na Apple. Trabalhamos muito para coletar apenas os dados de que precisamos para melhorar a sua experiência. Quando coletamos dados, acreditamos que é importante você saber que dados estamos coletando e por que precisamos deles, assim você pode fazer escolhas com mais embasamento. O Compartilhamento Familiar, assim como todos os produtos e serviços da Apple, foi projetado com base nesses princípios.

Configuração do Compartilhamento Familiar

Quando uma pessoa inicia uma configuração familiar, a Apple usa a idade e o país ou região associada ao ID Apple dela para confirmar se a pessoa é um adulto e, portanto, elegível a criar um grupo familiar. Os limites de idade específicos mencionados a seguir podem ser diferentes, dependendo do país ou região associada ao ID Apple da pessoa. Para obter mais informações sobre os limites de idade, visite support.apple.com/102617.

Depois que confirma que é um adulto, a pessoa que inicia o processo se torna organizadora e pode convidar até cinco participantes com IDs Apple distintos para entrar no grupo familiar; para isso, ela pode usar o AirDrop, os apps Mensagens ou Mail, ou tocar em Convidar Pessoalmente nos ajustes da família. A Apple exibirá no convite o nome do organizador, o ID Apple, as assinaturas às quais a pessoa convidada terá acesso e/ou as informações de contato do organizador, dependendo de como o convite tenha sido enviado. A Apple não exibirá nenhuma outra informação sobre o organizador da família ou o grupo familiar, como nomes de membros da família existentes. Quando o organizador toca em Convidar Pessoalmente, a Apple usa o ID Apple e a senha da pessoa convidada, que são inseridos no dispositivo do organizador, para autenticá‑la e confirmar sua aceitação, caso ela seja maior de 13 anos. A Apple não armazenará essas informações no dispositivo do organizador. Se a pessoa convidada tiver menos de 13 anos, a Apple iniciará o fluxo de transferência da criança descrito na seção Sair de um Grupo Familiar e Transferências de Crianças abaixo.

Para facilitar os convites e enviar lembretes, a Apple mantém um registro dos convites até que a pessoa convidada responda ou o convite expire (em 15 dias). Se a pessoa convidada aceitar, a Apple associará seu ID Apple com o grupo familiar. A Apple não mantém um registro de convites expirados. A Apple mantém por 30 dias um registro dos convites enviados pelo app Mensagens que tenham sido recusados, a fim de exibir o estado de recusado para o organizador e a pessoa convidada.

Participação em uma Família e Funções na Família

Quando uma pessoa entra em um grupo familiar, a Apple disponibiliza recursos, informações e controles específicos, que podem ser usados para gerenciar o compartilhamento de assinaturas, compras, informações de pagamento e localizações. Por exemplo, a Apple exibirá nos ajustes da Família o nome, ID Apple, a idade das crianças e a função de cada pessoa para todos os membros do grupo familiar. A Apple levará em consideração a idade das crianças que usam dispositivos iOS ou iPadOS para fornecer informações apropriadas para a idade delas sobre seus direitos de privacidade e controles parentais. Além disso, para personalizar a Checklist da Família, a Apple também processará certas informações sobre um membro da família no dispositivo, como sua função, assinaturas e o uso de recursos e serviços. Por exemplo, a Checklist de um membro da família pode sugerir a revisão dos controles parentais, o compartilhamento do iCloud+ com outros membros ou a definição de outra pessoa do grupo como Contato de Emergência.

Quando o organizador adiciona um adulto ao grupo familiar, pode desginá‑lo como responsável por uma criança. Os responsáveis e o organizador que possa agir como tal podem criar um ID Apple para crianças menores de 13 anos, como descrito a seguir. Eles também podem configurar controles parentais para as crianças do grupo familiar, como Pedir para Comprar e Tempo de Uso. Além de configurar um grupo familiar e convidar pessoas para participar dele, o organizador pode remover membros da família e desmembrar o grupo como descrito a seguir. Se um membro de um grupo familiar iniciar uma sessão em um dispositivo Apple, como a Apple TV, o dispositivo poderá exibir o ID Apple e a foto do perfil de outros membros da família para sugerir sua inclusão.

Criação de um ID Apple para uma Criança

Para adicionar uma criança menor de 13 anos ao grupo familiar, o organizador e responsáveis devem criar o ID Apple da criança ou realizar o processo de transferência descrito a seguir. Para criar um ID Apple para uma criança menor de 13 anos, o organizador ou responsável deve especificar o nome dela, a data de nascimento, um endereço de e‑mail e um número de telefone, para que a Apple possa fornecer a conta de ID Apple para ela. Se a conta da criança for criada durante a configuração do dispositivo, o organizador ou responsável deverá fornecer também o país ou região da criança. Antes de obter consentimento para processar os dados de uma criança, a Apple usa os detalhes de pagamentos, documento de identidade no app Carteira ou conta do ID Apple do organizador ou responsável para confirmar que e essa pessoa é um adulto. A Apple usa a data de nascimento da criança para determinar serviços elegíveis e sugerir controles parentais, como Pedir para Comprar e Tempo de Uso. Para obter mais informações sobre a criação de contas para crianças, acesse support.apple.com/102617.

Compartilhamento de Compras

Quando um organizador ativa o compartilhamento de compras, as compras elegíveis feitas por membros da família na App Store, iTunes Store, no Apple Books ou na Apple TV serão cobradas no método de pagamento registrado pelo organizador. Os membros da família poderão ver uma descrição do método de pagamento usado, como Apple Pay, mas não poderão ver os detalhes do pagamento, como o número completo da conta usada. Os membros da Família terão acesso automático às compras do organizador e poderão optar por compartilhar as próprias compras com outros membros da família. Os organizadores poderão ver a descrição, o preço e a data de todas as transações realizadas por membros da família na App Store on‑line e dentro de apps, assim como detalhes de disputas e pedidos de reembolsos, e os resultados. Se um membro da família comunicar um problema com uma compra da App Store on‑line ou dentro de apps, a Apple poderá usar as informações sobre a pessoa que fez a compra, o organizador e a compra para responder apropriadamente.

Os membros da família podem ocultar compras individuais do iTunes, Apple Books e App Store ou desativar a opção Compartilhar Minhas Compras nos seus ajustes da família; o organizador da família continuará recebendo recibos de compras feitas na App Store, no Apple Books e Apple Music, mesmo se os membros da família tiverem ocultado suas compras. Para obter mais informações sobre compartilhamento de compras, acesse support.apple.com/kb/HT201085. Para obter mais informações sobre como ocultar compras da App Store, acesse support.apple.com/108091.

Assinaturas

Se a opção Compartilhar com a Família estiver ativada, as assinaturas de serviços como plano familiar do Apple Music, Apple TV+, Apple Arcade ou Apple News+ serão compartilhadas com os membros da família. Os membros da família continuarão a usar os próprios IDs Apple para iniciar a sessão em cada serviço. Dessa forma, as bibliotecas de mídia, as recomendações e o conteúdo individual ficarão privados e separados, mas as vantagens do plano familiar compartilhado serão mantidas. Da mesma maneira, o compartilhamento do iCloud+ com a família dá a cada membro o acesso ao armazenamento e recursos do plano compartilhado, mantendo as contas e arquivos individuais separados. Para obter mais informações sobre o compartilhamento de assinaturas com membros da família, acesse support.apple.com/108107.

Compartilhamento da Localização

Quando uma pessoa entra em um grupo familiar, os nomes dos seus dispositivos ficam visíveis para outros membros da família no app Buscar. Seu ID Apple só ficará visível para outros membros da família no app Buscar, e seus dados de localização só serão processados pelo app se o Compartilhamento da Localização tiver sido ativado, seja nos ajustes da família ou pelo app Buscar. Um membro da família também pode optar por compartilhar automaticamente sua localização com todos os demais (incluindo os membros adicionados mais tarde) nos ajustes da família pelo tempo que permanecer no grupo. Em determinados casos, o organizador ou responsável pode optar por compartilhar automaticamente a localização da criança com outros membros da família, como quando cria uma conta para uma criança menor de 13 anos. Os membros da família podem desativar o recurso Compartilhar Localização Automaticamente em Ajustes > [seu nome] > Compartilhamento Familiar > Compartilhamento da Localização. Nos ajustes da família e no app Buscar, eles também podem optar por compartilhar sua localização com membros específicos da família. Para obter mais informações sobre o compartilhamento da localização com membros da família, acesse support.apple.com/105107.

Controles Parentais

A Apple usa as funções e os ID Apple de membros da família para permitir que os organizadores e responsáveis configurem controles parentais para as crianças do grupo familiar. Por exemplo, o organizador e os responsáveis podem ativar o recurso Pedir para Comprar para que as crianças só façam compras e downloads da App Store, iTunes Store ou Apple Books com aprovação, incluindo compras dentro de apps e downloads grátis. O organizador e os responsáveis também podem configurar o Tempo de Uso para gerenciar para as crianças os ajustes de recursos como Repouso, uso de apps e sites, contatos e classificações de conteúdo. Apenas o organizador e os responsáveis podem ver as informações sobre as transações da criança na App Store, iTunes Store e no Apple Books, ver e gerenciar sua atividade on‑line pelo Tempo de Uso e ativar os controles parentais. Para obter mais informações sobre Pedir para Comprar, acesse support.apple.com/105055. Para obter mais informações sobre o uso de controles parentais, acesse support.apple.com/105121.

Saída de um Grupo de Compartilhamento Familiar e Transferências de Crianças

A qualquer momento, os adultos podem sair do grupo da família dos quais sejam membros ou ser removidos pelo organizador. As crianças entre 13 e 17 anos poderão sair de um grupo familiar ou ser removidas pelo organizador, a não ser que sejam gerenciadas pelo organizador ou responsáveis via Tempo de Uso. O organizador também pode desativar o Compartilhamento Familiar para desmembrar um grupo familiar. Quando um membro da família sai ou é removido, perde acesso imediatamente às assinaturas compartilhadas e ao conteúdo comprado por outros membros. Além disso, seu conteúdo passa a ficar indisponível para os outros membros.

Crianças menores de 13 anos devem fazer parte de um grupo familiar. Para remover uma criança de um grupo familiar, um organizador em outro grupo pode selecionar Convidar Pessoalmente nos ajustes e convidar a criança para entrar em seu grupo familiar. O convite de transferência deve ser aprovado pelo organizador da família atual da criança. Depois que a transferência é concluída, a Apple não mantém um registro de que a criança transferida fazia parte de outro grupo familiar anteriormente. Como alternativa, o organizador da família pode apagar o ID Apple da criança. Para obter mais informações sobre como mover uma criança para outro grupo familiar e apagar a conta de uma criança, acesse support.apple.com/102634.

Comunicação com Você

A Apple pode usar detalhes sobre o grupo familiar de uma pessoa — incluindo o número de membros e se alguém tem um convite pendente para entrar — para enviar à pessoa e aos membros da família comunicações relevantes sobre produtos, serviços, ofertas e outros benefícios disponíveis pelo Compartilhamento Familiar.

Os membros da família poderão receber essas comunicações por e‑mail, caso consintam em receber marketing por e‑mail. Em appleid.apple.com/br, eles podem alterar suas preferências de e‑mail e optar por não receber esses e‑mails. Se preferirem, nos dispositivos iOS ou iPadOS, podem acessar Ajustes > [seu nome] > Informações Pessoais > Preferências de Comunicação. Os membros da família também poderão receber essas comunicações por notificações push do produto ou serviço Apple pertinente. Para atualizar as preferências de notificação ou optar por não receber notificações no seu dispositivo iOS ou iPadOS, acesse Ajustes > Notificações.

A Apple pode usar os detalhes sobre um usuário e seu grupo familiar, incluindo nome, idade, função, compras e assinaturas, para enviar comunicações por e‑mail ou notificações push sobre mudanças na participação e função na família, capacidade de acessar controles parentais e compras e assinaturas compartilhadas. Por exemplo, quando uma pessoa entra em um grupo familiar, todos os membros existentes recebem uma notificação sobre a possibilidade de acessar as compras e assinaturas compartilhadas pelo novo participante. Se um organizador designar um adulto como responsável, as crianças do grupo familiar receberão uma notificação de que esse adulto poderá gerenciar os controles parentais.

Base Legal Aplicável para o Processamento de Dados Pessoais

Em geral, processamos os dados pessoais do Compartilhamento Familiar para fins de execução do contrato dos membros da família com a Apple, conforme necessário para fornecer o serviço e cumprir nossas obrigações legais. Em locais onde o consentimento é a base legal apropriada, o buscamos de acordo com as leis locais aplicáveis.

Onde aplicável de acordo com a lei local, processamos as categorias de dados pessoais a seguir conforme necessário, para fins dos nossos interesses legítimos ou de um terceiro, incluindo informações sobre:

  • As informações do ID Apple das pessoas, incluindo seu nome, as informações que usam para iniciar uma sessão, além de todos os detalhes de contato, pagamento e segurança, como números de telefone de confiança ou perguntas de segurança, usados nos serviços da Apple
  • Produtos Apple, assinaturas de serviços Apple e compras e downloads dos membros da família
  • Grupo familiar dos usuários, incluindo o número de membros na família
  • Endereço IP
  • Detalhes de pagamento, incluindo números de conta e datas de vencimento, endereços de cobrança e envio, e informações de resgate de cartões‑presente

Esses interesses legítimos incluem:

  • Fornecer aos membros da família serviço e suporte melhores
  • Enviar comunicação relevante sobre o Compartilhamento Familiar e outros produtos, serviços e ofertas da Apple relacionados que possam ser de interesse
  • Prevenir fraudes e outras atividades maliciosas

As informações coletadas pela Apple sempre serão tratadas de acordo com a Política de Privacidade da Apple, que pode ser encontrada em www.apple.com/br/privacy

Data de publicação: 21 de maio de 2024