Introdução às categorias no Numbers para iCloud
É possível organizar os dados numa tabela em categorias para ver a informação de formas totalmente novas. Por exemplo, se usar uma folha de cálculo que acompanha as vendas de camisolas da sua empresa, pode criar uma categoria que agrupe as vendas por mês para consultar facilmente as alterações ao longo do tempo. Pode criar categorias selecionando linhas específicas dos dados que pretende agrupar ou o Numbers pode organizar os dados automaticamente usando valores em uma ou mais colunas (designadas colunas de origem) que selecione.
O seguinte exemplo mostra uma tabela sem categoria que contém dados das vendas das camisolas.
A tabela abaixo mostra os mesmos dados categorizados pela data das vendas. Todas as linhas que partilham um valor comum na coluna de origem (neste caso, o mês das vendas) estão agora agrupados em conjunto.
Uma tabela pode ter uma categoria principal e até quatro subcategorias para criar uma hierarquia para os seus dados. Por exemplo, pode categorizar ainda mais as vendas mensais apresentadas por cima do vendedor, do número de camisolas vendidas, etc.
É possível resumir facilmente a informação numa tabela categorizada usando a linha de resumo, uma linha especial por cima de cada grupo (onde aparece o nome do grupo). Ao clicar numa célula numa linha de resumo, pode adicionar funções integradas, como o subtotal, contagem ou média.
Pode alterar o nome dos grupos ou categorias, ativar ou desativar temporariamente categorias, etc.
Nota: no Numbers no Mac, Numbers no iPhone ou Numbers no iPad, também pode criar e usar tabelas dinâmicas para organizar e analisar conjuntos grandes de dados ainda de mais maneiras. Encontrará mais informação em Introdução às tabelas dinâmicas no Numbers para iCloud.