Substituir texto e pontuação em documentos no Mac
Em muitas aplicações, é possível substituir texto e pontuação automaticamente. Por exemplo, é possível substituir um duplo espaço por um ponto e um espaço, caas por casa, fds por fim-de-semana ou aspas retas por aspas “curvas” (denominadas aspas inglesas). Também é possível fazer com que os endereços de Internet (URLs) sejam convertidos em hiperligações clicáveis (denominadas hiperligações inteligentes).
Criar substituições de texto
Substitua automaticamente determinado texto por outro texto ou símbolos. Por exemplo, substitua (c) por ©.
No Mac, selecione o menu Apple > Definições do Sistema e, em seguida, na barra lateral, clique em Teclado . (Pode ter de se deslocar para baixo.)
Abrir as definições do teclado
Nota: não é necessário criar uma substituição de texto para terminar rapidamente uma frase com um ponto final e um espaço, premindo a barra de espaço duas vezes. Em alternativa, aceda a “Introdução de texto”, do lado direito, clique em Editar, ative “Adicionar ponto final com espaçamento duplo” e clique em OK.
Clique em Substituições de texto, do lado direito.
Se estiver a trabalhar numa aplicação, também pode selecionar Editar > Substituições > Mostrar substituições e, em seguida, clicar em “Definições de texto”.
Clique no botão Adicionar do lado esquerdo, introduza o texto a substituir (como caas) e a respetiva substituição (como casa)e, em seguida, clique em Adicionar.
Clique em OK.
Para efetuar uma cópia de segurança das substituições de texto ou para as partilhar com outros utilizadores de Mac, consulte Efetuar cópia de segurança e partilhar as substituições de texto.
Se utilizar os métodos de escrita chinês ou japonês, as substituições de texto são incluídas no dicionário do utilizador. Encontrará mais informação acerca dos dicionários de utilizador, selecione Ajuda no menu “Tipo de teclado” enquanto utiliza um dos métodos de escrita.
Dica: pode usar iCloud para manter as suas substituições de texto atualizadas em todos os seus dispositivos Apple. Basta configurar o iCloud Drive no Mac, no iPhone e no iPad, e iniciar sessão em todos eles com o mesmo ID Apple. As substituições de texto que adicionar no Mac aparecerão automaticamente nos outros dispositivos (e vice versa).
Usar substituições de texto
Numa aplicação no Mac, proceda de uma das seguintes formas:
Aplicar uma substituição de texto a texto existente: para usar a substituição de texto em parte de um documento, selecione o texto, selecione Edição > Substituição > "Mostrar substituições" , certifique-se de que a opção "Substituição de texto" está selecionada e, em seguida, clique em "Substituir na seleção". Para utilizar a substituição de texto no documento inteiro, clique em “Substituir tudo”.
Definir uma aplicação para utilizar sempre uma substituição de texto: num documento, selecione Edição > Substituições e, em seguida, selecione “Substituição de texto” (um visto mostra que está ativada). Para desativá-la, selecione novamente o comando.
Utilizar aspas curvas e traços formatados
Converta automaticamente aspas retas em aspas tipográficas (“curvas”) e hífenes duplos em travessões duplos (—).
No Mac, selecione o menu Apple > Definições do Sistema e, em seguida, na barra lateral, clique em Teclado . (Pode ter de se deslocar para baixo.)
Aceda a Introdução de texto, do lado direito, e clique em Editar.
Ative “Utilizar aspas curvas e traços formatados”.
Se estiver a trabalhar numa aplicação, também pode selecionar Editar > Substituições > Mostrar substituições e, em seguida, assinalar as opções “Aspas curvas” e “Traços formatados”.
Para selecionar um estilo para as aspas curvas, selecione estilos nos menus pop-up “Para aspas” e “Para plicas” e clique em OK.
Dica: para aplicar aspas curvas e traços formatados em texto existente, selecione o texto, selecione Editar > Substituições > Mostrar substituições, certifique-se de que as opções “Aspas curvas” e “Traços formatados” estão assinaladas e, em seguida, clique em “Substituir na seleção”. Para as utilizar no documento inteiro, clique em “Substituir tudo”.
Utilizar hiperligações inteligentes
Converta automaticamente URLs ou outras cadeias em hiperligações clicáveis. Por exemplo, “apple.com” é transformado numa hiperligação que abre esse site e “mailto:carina_cavaco@icloud.com” é transformado numa hiperligação que cria uma mensagem de e-mail para Carina Cavaco.
Numa aplicação no Mac, proceda de qualquer uma das seguintes formas:
Definir uma aplicação para utilizar sempre hiperligações inteligentes: num documento, selecione Edição > Substituições e, em seguida, selecione “Hiperligações inteligentes” (um visto mostra que está ativada).
Para desativá-la, selecione novamente o comando.
Aplicar hiperligações inteligentes a texto existente: para utilizar hiperligações inteligentes em parte de um documento, selecione o texto, selecione Edição > Substituição > “Mostrar substituições”, selecione a opção “Hiperligações inteligentes” e, em seguida, clique em “Substituir na seleção”. Para utilizá-los no documento inteiro, clique em “Substituir tudo”.
As substituições de texto, aspas curvas e traços formatados e hiperligações inteligentes não estão disponíveis em todas as aplicações.