Selecionar um disco de cópias de segurança e configurar as opções de cifragem no Mac
Ative o Time Machine, adicione um disco de cópias de segurança, mude para outro ou ajuste outras definições.
Nota: é possível que prefira configurar o Time Machine no final do dia, de modo a que a cópia de segurança inicial possa ser feita durante a noite. Se efetuar uma cópia de segurança para um Time Capsule ou AirPort Extreme (802.11ac), a cópia de segurança inicial pode ser mais rápida se o Mac estiver na mesma divisão que o Time Capsule ou AirPort Extreme (802.11ac) ou se ligar o Mac a uma das portas Ethernet do Time Capsule ou AirPort Extreme (802.11ac). As cópias de segurança subsequentes demoram menos tempo.
No Mac, selecione o menu Apple > Preferências do Sistema e, em seguida, clique em Time Machine.
Clique em “Selecione o disco da cópia de segurança”, “Selecione o disco” ou “Adicionar ou remover disco de cópia de segurança”.
As opções apresentadas variam consoante o número de discos de cópia de segurança já configurados.
Selecione um disco na lista de discos de cópia de segurança e de discos disponíveis.
O Time Machine não pode criar cópias de segurança num iPod ou em discos formatados para Windows. Se ligar um disco formatado para Windows, este pode ser reformatado (todos os dados são apagados permanentemente) para um formato de sistema de ficheiros Mac e utilizado como um disco de cópia de segurança.
Para maior segurança, selecione “Cifrar cópias de segurança”.
A cifragem não se encontra disponível se estiver a utilizar um disco ligado diretamente ao seu Mac que tenha sido formatado utilizando uma partição do Apple Partition Map (APM) ou Master Boot Record (MBR) e o disco tenha mais do que uma partição.
Se a opção assinalável estiver esbatida (indisponível), mantenha o cursor sobre a mesma durante alguns instantes para ver uma explicação; por exemplo, o disco selecionado pode necessitar de ser reformatado ou pode ser necessário efetuar novamente as partições. Se não for apresentada nenhuma explicação, o disco selecionado não suporta cifragem.
Clique em “Usar disco”.
Caso já tenha configurado outro disco, clique em “Substituir” [nome do disco] ou “Usar ambos”.
Caso já tenha vários discos de cópia de segurança, não verá esta opção.
Se lhe for pedido para reformatar o disco, pode fazê-lo ou selecionar outro disco.
Importante: uma vez que a reformatação apaga todos os ficheiros de um disco, apenas proceda a esta operação se já não precisar dos ficheiros ou se tiver copiado os mesmos para um disco diferente.
Caso tenha selecionado “Cifrar cópias de segurança” (no passo 4), digite uma palavra-passe para o disco de cópias de segurança.
Pode ser necessário fornecer a palavra-passe quando ligar o disco ao Mac ou ao desligar o disco ou reiniciar o Mac.
Se utilizou um Time Capsule ou um disco em rede para cópias de segurança não cifradas e pretender ativar a cifragem, o Time Machine tem de apagar a cópia de segurança não cifrada antes de iniciar uma cópia de segurança cifrada.
Para usar vários discos de cópia de segurança, repita os passos anteriores para cada disco.
O Time Machine funciona melhor se utilizar o disco de cópias de segurança apenas para as cópias de segurança do Time Machine. Se guardar ficheiros no disco das cópias de segurança, o Time Machine não fará cópias de segurança destes ficheiros e o espaço disponível para as cópias de segurança do Time Machine é reduzido.