Criar ou alterar uma pasta inteligente no Mac
Pode criar uma Pasta inteligente que contém uma lista de ficheiros que têm algo em comum. Cabe-lhe a si especificar os critérios para os elementos que pretende adicionar na pasta, tal como o tipo de ficheiro, a data em que um ficheiro foi aberto ou os conteúdos de um ficheiro. Por exemplo, se gosta de pastelaria, pode criar uma Pasta inteligente que contém todos os documentos do Pages que abriu no ano transacto que contém as palavras “bolacha” e “receita”.
Conforme adiciona, altera ou apaga ficheiros no Mac que cumprem os critérios, a lista de ficheiros na Pasta inteligente é atualizada automaticamente.
Criar uma pasta inteligente
No Finder no Mac, selecione Ficheiro > Nova pasta inteligente.
Especifique os critérios.
Definir a primeira regra: no campo de pesquisa, digite um tópico, uma frase, uma data ou outras características dos ficheiros que pretende listados na Pasta inteligente e, em seguida, selecione a partir das sugestões que aparecem sob o campo de pesquisa. Refine a sua pesquisa clicando no menu pop‑up Ação no campo de pesquisa.
Adicionar uma regra: clique em sob o campo de pesquisa e, depois, clique no menu pop‑up “Ação” para selecionar atributos de pesquisa. Pode consultar a lista completa de atributos clicando em “Outro” no primeiro menu pop‑up.
Clique em Guardar e, em seguida, introduza um nome e uma localização para a pasta inteligente.
Se não quiser que a pasta inteligente apareça na barra lateral, desassinale “Adicionar à barra lateral”.
Nos nomes de pastas não é permitido usar determinados caracteres, incluindo sinais de pontuação, tais como dois pontos (:). Se aparecer uma mensagem de erro, tente usar outro nome.
Alterar os critérios de uma pasta inteligente
No Finder no Mac, abra a pasta inteligente.
Clique em (pode ter de redimensionar a janela para ver o ícone) e, depois, selecione “Mostrar critérios de pesquisa”.