Mostrar ou ocultar extensões de nomes de ficheiros no Mac
Uma extensão de nome de ficheiro aparece no fim de alguns nomes de ficheiros e assemelham-se a um ponto final seguido de algumas letras ou palavras (por exemplo, .jpg). A extensão do nome de um ficheiro determina de que tipo de ficheiro se trata e que aplicações o podem abrir.
As extensões dos nomes dos ficheiros estão normalmente ocultas no macOS, mas pode visualizá-las se considerar conveniente. Mesmo que as extensões estejam ocultas, o macOS abre os ficheiros com as aplicações adequadas.
De um ficheiro
No Mac, selecione um ficheiro e, em seguida, selecione Ficheiro > Informações ou prima Comando + I
clique na seta ao lado de “Nome e extensão” para expandir a secção.
Para mostrar ou ocultar a extensão do nome do ficheiro, selecione ou anule a seleção de “Ocultar extensão”.
De todos os ficheiros
No Finder , no Mac, selecione Finder > Preferências e, em seguida, clique em Avançadas.
Selecione ou anule a seleção de “Mostrar todas as extensões”.
Se assinalar “Mostrar todas as extensões”, são mostradas todas as extensões, mesmo de ficheiros para os quais esteja assinalada a opção “Ocultar extensão”. Se desassinalar “Mostrar todas as extensões”, as extensões são mostradas ou ocultadas com base nas definições individuais de “Ocultar extensão”.
Se alterar o nome de um ficheiro ou pasta, não mude a extensão do nome de ficheiro pois poderá deixar de conseguir abrir o ficheiro com a aplicação que foi usada para o criar. Para receber um aviso antes de alterar uma extensão, assinale “Mostrar aviso antes de mudar uma extensão” no painel de preferências do Finder.
Se pretender alterar o formato de um ficheiro, use a aplicação em que o ficheiro foi criado. Por exemplo, o Editor de Texto consegue converter um documento de formato de texto simples (.txt) para formato de texto formatado (.rtf), e a Pré-visualização consegue converter inúmeros tipos de ficheiros de imagem.