Alterar o nome de ficheiros, pastas e discos no Mac
É possível alterar o nome da maioria dos ficheiros, pastas e discos, incluindo do disco rígido interno (denominado Macintosh HD por predefinição). Se alterar o nome do disco rígido, este continuará a ser apresentado com o nome original numa rede.
Alterar o nome de um elemento
No Mac, selecione o elemento e, em seguida, prima Return. Em alternativa, clique com pressão no nome do elemento.
Digite um nome novo.
Também pode usar números e a maior parte dos símbolos. Não pode incluir dois pontos (:) nem iniciar o nome com um ponto (.). Algumas aplicações podem não permitir o uso de barras (/) nos nomes de ficheiro.
Prima a tecla Return.
Alterar o nome de vários elementos
No Mac, selecione os elementos e, em seguida, prima Controlo enquanto clica num deles.
No menu de atalho, selecione “Alterar o nome”.
No menu pop-up, por baixo de “Alterar o nome de elementos do Finder”, selecione se pretende substituir o texto nos nomes, adicionar texto aos nomes ou alterar o formato do nome.
Substituir texto: digite o texto que pretende remover no campo Procurar e, depois, digite o texto que pretende adicionar no campo “Substituir por”.
Adicionar texto: digite o texto que pretende adicionar no campo e, depois, selecione se pretende adicionar o texto antes ou depois do nome atual.
Formato: selecione um formato de nome para os ficheiros e, depois, selecione se pretende colocar o índice, o contador ou a data antes ou depois do nome. Digite um nome no campo “Formato personalizado” e, depois, digite o número no qual pretende começar.
Clique em “Alterar nome”.
Existem alguns elementos cujo nome não deve alterar:
pastas de aplicações e quaisquer elementos que vieram com o sistema, como, por exemplo, a pasta Biblioteca. (Se alterar o nome de um elemento e ocorrer um problema, reponha o nome original. Se o problema persistir, poderá ter de reinstalar o software.);
extensões de nomes de ficheiros: o ponto seguido de algumas letras ou palavras que aparecem no final de alguns nomes de ficheiros (por exemplo, .jpg). Se alterar uma extensão, poderá deixar de conseguir abrir o ficheiro com a aplicação que foi usada para o criar;
a sua pasta pessoal — aquela com o seu nome.