Fazer uma cópia de segurança do dispositivo iOS ou iPadOS no iTunes no PC
Efetuar uma cópia de segurança significa copiar determinados ficheiros e definições do seu dispositivo iOS ou iPadOS para o seu computador. Fazer cópias de segurança é uma das melhores formas de se certificar de que não perde as informações contidas no seu dispositivo, se este se danificar ou se o perder. Também é útil ter uma cópia de segurança caso compre um novo dispositivo e queira transferir as suas definições antigas para o mesmo.
Fazer uma cópia de segurança do dispositivo
O iTunes efetua uma cópia de segurança do seu dispositivo quando o liga ao seu computador. Mas também pode efetuar uma cópia de segurança do seu dispositivo manualmente a qualquer altura. Se tiver o iOS 3.0 ou posterior, o iTunes também pode cifrar as cópias de segurança para proteger os dados.
Ligue o seu dispositivo ao computador em que normalmente efetua a sincronização.
Na aplicação iTunes no PC, clique no botão Dispositivo junto à parte superior esquerda da janela do iTunes.
Clique em Sumário.
Clique em “Efetuar cópia de segurança agora” (abaixo de Cópias de segurança).
Para cifrar as cópias de segurança, selecione “Cifrar cópia de segurança do [dispositivo]”, digite uma palavra-passe e clique em “Definir palavra-passe”.
Para ver as cópias de segurança guardadas no seu computador, selecione Edição > Preferências e clique em Dispositivos. As cópias de segurança cifradas têm um ícone de um cadeado na lista de cópias de segurança.
Restaurar o seu dispositivo a partir de uma cópia de segurança
Se necessitar de restaurar as informações contidas na cópia de segurança para o seu dispositivo, pode fazê‑lo.
Ligue o seu dispositivo ao computador em que normalmente efetua a sincronização.
Na aplicação iTunes no PC, clique no botão Dispositivo junto à parte superior esquerda da janela do iTunes.
Clique em Sumário.
Clique em Restaurar cópia de segurança.
Se a sua cópia de segurança estiver cifrada, o iTunes pede que introduza a palavra-passe antes de restaurar os seus ficheiros e definições.
A informação automaticamente copiada inclui mensagens de texto, notas, histórico de chamadas, contactos favoritos, definições de som, definições de widgets e muito mais. Além disso, as fotografias guardadas no “Rolo da câmara” ou em “Fotografias guardadas” também são incluídas na cópia de segurança. Outros ficheiros multimédia (como músicas, vídeos e algumas fotografias) não são copiados, mas podem ser restaurados através da sincronização com o iTunes.
Consulte o manual do utilizador do dispositivo ou o site de Suporte da Apple.