Escolher definições de importação no iTunes no PC
Quando importa músicas de CDs para o iTunes, as músicas são convertidas num formato de ficheiro de áudio designado por formato de codificação. Por predefinição, o iTunes utiliza o formato AAC (Advanced Audio Coding - codificação áudio avançada), mas é possível mudar o formato, bem como outras definições de importação.
O iTunes suporta ficheiros HE-AAC (também chamados ficheiros MPEG-4 AAC).
Escolher opções de importação
As suas opções influenciam a qualidade do áudio e o tamanho do ficheiro da música (quanto maior a qualidade, maior será o tamanho do ficheiro).
Na aplicação iTunes no PC, selecione Edição > Preferências, depois clique em Definições de importação.
Selecione um formato de codificação no menu pop-up “Importar usando”.
Codificador AAC: utilize-o para a maioria das músicas. Pode ouvir as músicas codificadas neste formato no iTunes, iPhone e iPad e em modelos de iPod que vêm com uma ligação à base.
Codificador AIFF: utilize-o se pretender gravar CDs de alta qualidade com as músicas que está a importar sem perda da qualidade do som.
Codificador Apple Lossless: utilize-o se pretender ouvir as músicas importadas em sistemas de som com qualidade para audiófilos, sem perda da qualidade do som (as músicas importadas com este formato utilizam muito mais espaço em disco).
Codificador MP3: utilize-o se pretender ouvir as músicas em outras aplicações que não sejam o iTunes ou em leitores de MP3 que não sejam um iPod, iPhone ou iPad.
Codificador WAV: utilize-o se pretender reproduzir as músicas num computador que não possua software MP3.
Selecione a velocidade de transferência no menu pop-up Definições (não disponível com o Codificador de Apple Lossless). Na maioria dos casos, a seleção predefinida funciona bem. Se escolher o codificador MP3, pode selecionar uma das seguintes definições:
Boa qualidade: escolha esta opção para incluir mais músicas num leitor MP3 portátil com capacidade de armazenamento limitada.
Alta qualidade: escolha esta opção se vai reproduzir música num ambiente ruidoso. Esta definição cria ficheiros que têm cerca de 1 MB de capacidade por minuto de música.
Qualidade máxima: escolha esta opção se planeia criar os seus próprios CDs de áudio ou ouvir a sua música com colunas estéreo de alta qualidade.
Personalizada: escolha esta opção para um maior controlo sobre o tamanho do ficheiro e qualidade de som.
Se for necessário, assinale a opção “Usar correção de erros ao ler CDs de áudio”.
Utilizar definições de importação personalizadas
Pode utilizar definições personalizadas para um maior controlo sobre a qualidade e tamanho dos ficheiros importados.
Nota: se utilizar o codificador Apple Lossless, não é possível selecionar definições de importação personalizadas.
Na aplicação iTunes no PC, selecione Edição > Preferências, depois clique em Definições de importação.
Selecione um formato de codificação no menu pop-up “Importar usando”.
Selecione Personalizar no menu pop-up Definição.
Selecione as definições disponíveis para o seu formato de codificação:
Taxa de bits estéreo (apenas para AAC e MP3): quanto mais elevada for a frequência de kilobits por segundo (kbps) de Mono ou Estéreo, melhor será a qualidade de áudio e maior o tamanho do ficheiro. A velocidade de transferência de bits estéreo mais comum para ficheiros MP3 situa-se entre 128 kbps e 192 kbps. As velocidades de transferência mais baixas são mais adequadas para ficheiros de som contendo gravações de voz (ao contrário da música).
Codificação de taxa de bits variável (VBR) (apenas para AAC e MP3): esta definição varia o número de bits utilizados para armazenar música, dependendo da complexidade da música. Isto pode ajudar a manter o tamanho do ficheiro no mínimo.
Amostragem: o número de vezes por segundo que as ondas da música são capturadas digitalmente. Quanto maior for a amostragem, maior será a qualidade e o tamanho do ficheiro. Não selecione uma amostragem maior que a velocidade utilizada anteriormente para armazenar música, ou irá desperdiçar espaço. Por exemplo, a qualidade de CD é de 44.100 kHz, logo selecionar uma amostragem mais alta quando estiver a codificar a partir de um CD é desnecessário. No geral, a melhor opção é Automática, que utiliza a mesma velocidade da música original.
Tamanho (apenas para AIFF e WAV): o número de bits utilizado para armazenar cada exemplo enquanto a música é codificada. Quanto maior for o tamanho de exemplo, maior será a qualidade e o tamanho do ficheiro.
Canais: se não possuir colunas estéreo ou se os seus ficheiros de áudio estiverem em mono, selecione Mono (os ficheiros mono têm cerca de metade do tamanho dos ficheiros estéreo). Se pretender ouvir a música através de auscultadores ou num sistema estéreo, selecione Estéreo ou Automático. A opção Automático converte faixas mono para ficheiros mono e faixas estéreo para ficheiros estéreo.
Modo estéreo (apenas para MP3): no modo Normal, os seus ficheiros MP3 contêm uma faixa para o canal estéreo do lado direito e outra para o do lado esquerdo. Em muitos casos, ambos os canais contêm informação relacionada. No modo de Estéreo Conjunto, um dos canais possui a informação que é idêntica em ambos os canais, e o outro canal possui a informação única. Em velocidades de transferência de bits de 160 kbps e inferiores, pode melhorar a qualidade de som do áudio convertido.
Ajustes de codificação avançados (apenas para MP3): selecione esta definição para que o iTunes analise as suas definições de codificação e origem das músicas.
Filtrar frequências abaixo dos 10 Hz (apenas para MP3): selecione o filtro de frequências inaudíveis, o que dá origem a ficheiros mais pequenos e eficientes, sem perda de qualidade percetível.
Usar codificação High Efficiency (HE) (apenas para AAC): esta definição otimiza a qualidade do som de ficheiros com uma elevada compressão. Selecione-a se pretender fazer o streaming do som.
Otimizar para voz (apenas para AAC): esta definição altera a taxa de bits de acordo com o tom das vozes faladas. Selecione-a para importar audiolivros, não a utilize para música.