Configurar Tempo de ecrã para familiares no iPhone
Tempo de ecrã permite‑lhe ver como os membros da família estão a usar os respetivos dispositivos, para que possa usar essa informação para estruturar o tempo que passam a usá‑los. Pode configurar Tempo de ecrã para um familiar no dispositivo dessa pessoa ou, se tiver configurado a Partilha com a família, pode configurar Tempo de ecrã para um familiar através da Partilha com a família no seu dispositivo. Consulte Configurar controlos parentais com a Partilha com a família no iPhone e o artigo do Suporte Apple A Partilha com a família e o ID Apple para crianças.
Configurar tempo de pausa e limites para aplicações no dispositivo de um familiar
No dispositivo do familiar, vá a Definições > Tempo de ecrã.
Toque em “Ativar tempo de ecrã”, toque em Continuar e, depois, toque em “Este iPhone é para uma criança”.
Para agendar tempo de pausa para o familiar (tempo longe do ecrã), introduza as horas de início e fim e, em seguida, toque em “Definir tempo de pausa”.
Para definir limites para categorias de aplicações que pretende gerir para o familiar (por exemplo, Jogos e Redes sociais), selecione as categorias.
Para ver todas as categorias, toque em “Mostrar todas as categorias”.
Toque em Definir, introduza uma duração e, em seguida, toque em “Definir limite”.
Toque em Continuar e, depois, digite um código de Tempo de ecrã para gerir as definições de Tempo de ecrã do familiar.
Nota: também pode ativar tempo de pausa a pedido para um membro da família, diretamente no dispositivo dele ou através da Partilha com a família no seu dispositivo (se tiver a Partilha com a família configurada).
Definir limites para comunicações no dispositivo de um familiar
Pode bloquear as comunicações de entrada e saída no dispositivo de um familiar (incluindo chamadas telefónicas, chamadas FaceTime e mensagens) com contactos específicos, tanto a qualquer hora como apenas durante determinados períodos.
Se ainda não tiver ativado Contactos em iCloud no dispositivo do familiar, vá a Definições > [o nome da criança] > iCloud e ative Contactos.
Nota: só pode gerir as comunicações do familiar, se este estiver a usar Contactos em iCloud.
No dispositivo do familiar, vá a Definições > Tempo de ecrã.
Se ainda não tiver ativado Tempo de ecrã, toque em “Ativar tempo de ecrã”, toque em Continuar e, depois, toque em “Este iPhone é para uma criança”.
Toque em “Limites de comunicação” e, depois, proceda de uma das seguintes formas:
limitar a comunicação a qualquer hora: toque em “Durante o tempo de ecrã” e selecione “Só contactos”, “Contactos e grupos com pelo menos um contacto” ou “Todos”.
limitar a comunicação durante o tempo de pausa: toque em “Durante o tempo de pausa”. A opção selecionada para este período já se encontra aqui definida. Pode alterá‑la para “Contactos específicos”.
Se selecionar “Contactos específicos”, pode então escolher entre “Adicionar novo contacto” ou “Escolher a partir dos meus contactos” para selecionar as pessoas a quem pretende permitir comunicar durante o tempo de pausa.
gerir os contactos de uma criança: se estiver a usar a Partilha com a família, pode ver, editar, adicionar ou apagar os contactos da criança. Toque em “Gerir contactos de [nome da criança]”.
Se a criança já tiver contactos em iCloud, ela receberá uma notificação no respetivo dispositivo a pedir que aprove o pedido de gestão dos contactos. Caso a criança não tenha contactos, ela não receberá uma notificação. Podem começar a ser adicionados contactos de imediato por si.
Quando gere os contactos da criança, aparece uma linha nova por baixo de “Gerir contactos de [nome da criança]” para mostrar quantos contactos a criança tem. Toque na linha para ver e editar os contactos.
permitir a edição de contactos: toque em “Permitir editar contactos” para desativar esta opção e impedir que a criança edite os respetivos contactos.
Desativar a edição de contactos e limitar a comunicação a qualquer hora através da opção “Só contactos” é uma boa forma de controlar com quem a criança pode comunicar e quando pode ser contactada.
Se alguém bloqueado pelas definições de limites de comunicação tentar ligar ao familiar (por telefone ou FaceTime) ou enviar‑lhe uma mensagem, a comunicação não será estabelecida.
Se o familiar tentar efetuar uma chamada ou enviar uma mensagem a uma pessoa bloqueada pelas definições de limites de comunicação, o nome ou o número do destinatário aparece a vermelho com um ícone de ampulheta e a comunicação não é estabelecida. Se o limite se aplicar apenas ao tempo de pausa, o familiar receberá uma mensagem de limite de tempo e pode retomar a comunicação com o contacto quando terminar o tempo de pausa.
Para permitir que o familiar comunique com contactos bloqueados pelas definições de limites de comunicação, altere as definições seguindo os passos acima descritos.
Ativar ou desativar a segurança na comunicação para mensagens no dispositivo de um familiar
Quando a segurança na comunicação está ativada no Tempo de ecrã, a aplicação Mensagens pode detetar nudez em fotografias antes de estas serem enviadas ou recebidas por uma criança, e fornecer recursos que ajudam a criança a lidar com a situação (iOS 15.2 ou posterior; não está disponível em todos os países ou regiões). A Apple não tem acesso às fotografias em virtude desta funcionalidade. Consulte o artigo do Suporte Apple About communication safety in Messages (em inglês).
No dispositivo do familiar, vá a Definições > Tempo de ecrã.
Se ainda não tiver ativado Tempo de ecrã, toque em “Ativar tempo de ecrã”, toque em Continuar e, depois, toque em “Este iPhone é para uma criança”.
Toque em “Segurança na comunicação” e, depois, ative “Procurar fotografias de teor sensível”.
Selecionar aplicações que pretende permitir sempre no dispositivo de um familiar
Pode definir que aplicações pretende que o familiar possa usar a qualquer momento.
No dispositivo do familiar, vá a Definições > Tempo de ecrã.
Se ainda não tiver ativado Tempo de ecrã, toque em “Ativar tempo de ecrã”, toque em Continuar e, depois, toque em “Este iPhone é para uma criança”.
Toque em “Sempre permitidas” e, em seguida, toque em ou junto a uma aplicação para a adicionar ou remover a aplicação da lista.
Nota: se o familiar precisar de aplicações de saúde ou acessibilidade, certifique‑se de que estão na lista “Sempre permitidas”. Se a aplicação Mensagens não for sempre permitida, o familiar pode não conseguir enviar ou receber mensagens (incluindo números e contactos de emergência) durante o tempo de pausa nem quando o tempo limite para aplicações chegar ao fim.
Definir restrições de conteúdo e privacidade no dispositivo de um familiar
Para ter mais garantias de que o conteúdo no dispositivo do familiar é apropriado para a sua idade, limite as classificações etárias em “Conteúdo e privacidade”.
No dispositivo do familiar, vá a Definições > Tempo de ecrã.
Se ainda não tiver ativado Tempo de ecrã, toque em “Ativar tempo de ecrã”, toque em Continuar e, depois, toque em “Este iPhone é para uma criança”.
Toque em “Conteúdo e privacidade” e ative a opção “Conteúdo e privacidade”.
Escolha as opções específicas de conteúdo e privacidade.
Nota: para proteger a audição do familiar, passe o dedo pelo ecrã até abaixo, toque em “Reduzir sons altos” e, depois, selecione “Não permitir” (deste modo, não é possível alterar o volume máximo dos auscultadores). Consulte Reduzir sons altos dos auscultadores nas Definições.
Nota: para limitar a utilização de SharePlay durante as chamadas FaceTime (iOS 15.1 ou posterior), desative “SharePlay” em Definições > Tempo de ecrã > Restrições de conteúdo e de privacidade > Aplicações permitidas. Para permitir SharePlay, ative esta opção.
Toque em no canto superior esquerdo.
Adicionar ou alterar as definições de Tempo de ecrã para um familiar mais tarde
Para adicionar ou alterar as definições do tempo de ecrã para um familiar mais tarde, siga os passos descritos em Configurar Tempo de ecrã para si no iPhone.
Importante: se tiver configurado Tempo de ecrã para familiares no respetivo dispositivo (e não através da Partilha com a família) e se esquecer do código, pode usar o ID Apple para o repor. No entanto, se tiver configurado Tempo de ecrã para um familiar no seu dispositivo através da Partilha com a família e se esquecer do seu código de Tempo de ecrã, pode repô‑lo no seu dispositivo usando o código, Touch ID ou Face ID do dispositivo.