Visão geral da criação de conjuntos de discos
Um RAID (“Redundant Array of Independent Disks”, ou seja, “conjunto redundante de discos independentes”) permite-lhe combinar vários discos, de modo a funcionarem como um único disco. Em função do modo como combina os discos, o conjunto RAID pode proteger os seus dados contra qualquer falha de hardware, aumentar a velocidade de acesso aos seus dados ou aumentar a sua capacidade de armazenamento. É possível utilizar o Utilitário de Discos para criar vários tipos diferentes de conjuntos de discos com os seus discos internos e externos.
Conjunto RAID segmentado (RAID 0)
Pode combinar vários discos rígidos num conjunto RAID segmentado para obter um acesso mais rápido ao disco. Por exemplo, num conjunto RAID segmentado composto por três discos, os dados são distribuídos entre todos os discos e os três discos efetuam a leitura e escrita desses dados em simultâneo, fornecendo-lhe um acesso mais rápido. Os conjuntos RAID segmentados são especialmente úteis para aceder rapidamente a ficheiros grandes como vídeos digitais ou ficheiros de base de dados. Um conjunto RAID segmentado funciona melhor se os discos tiverem aproximadamente o mesmo tamanho e estiverem ligados ao computador através de ligações rápidas.
Se os discos tiverem dimensões diferentes, um conjunto RAID segmentado trata todos os discos como se tivessem apenas a dimensão do mais pequeno. Se tem discos de tamanhos diferentes, pode querer utilizar um conjunto de discos concatenados, que não lhe dá a vantagem de um conjunto RAID segmentado em termos de velocidade, mas permite-lhe utilizar toda a capacidade de todos os seus discos.
Se os discos estiverem ligados ao computador com ligações lentas, como ligações USB, pode não obter um acesso rápido ao disco com um conjunto RAID segmentado. Para melhores resultados utilize discos internos ou discos com ligações rápidas.
Conjunto RAID replicado (RAID 1)
Um conjunto RAID replicado pode ajudar a proteger os seus dados contra uma avaria do disco. Cada disco no conjunto armazena os mesmos dados, semelhante a ter vários discos de cópia de segurança. Os dados são escritos em dois ou mais discos em simultâneo, por isso, se um disco falhar ou for desligado, o Mac ainda consegue aceder aos dados a partir dos outros discos. Se voltar a ligar um disco que foi temporariamente desligado, o conjunto RAID pode reconstruir o disco que voltou a ser ligado para que contenha os mesmos dados que os outros discos.
Pode também adicionar discos sobresselentes a um conjunto RAID replicado. Não é utilizado um disco sobresselente a menos que um disco falhe ou seja desligado. Quando um disco falha ou é desligado, o conjunto RAID muda para utilizar um sobresselente e reconstrói-o para que contenha os dados mais recentes. Se voltar a ligar um disco depois de o conjunto RAID o ter substituído por um sobresselente, o disco que voltou a ligar é tratado como um sobresselente.
Mesmo com um conjunto RAID replicado, é necessário efetuar cópias de segurança dos dados regularmente. A replicação protege-o de algumas falhas de hardware, mas não de erros de utilizadores ou de danos no software. Se apagar um ficheiro, este também é apagado da réplica. Se o software danificar um ficheiro, este também está danificado nos discos replicados.
Conjunto de discos concatenados (JBOD)
Um conjunto de discos concatenados, também designado de “apenas um grupo de discos” (JBOD), combina vários discos pequenos num único disco grande.
Um conjunto de discos concatenados é útil se tiver um ficheiro como, por exemplo, uma base de dados maior do que qualquer um dos seus discos. Pode utilizar o Utilitário de Discos para adicionar mais discos a um conjunto de discos concatenados para aumentar o seu tamanho.
Também pode utilizar um conjunto de discos concatenados para criar um conjunto RAID segmentado ou replicado com discos de tamanhos diferentes. Uma vez que os conjuntos RAID segmentados ou replicados armazenam os dados mais eficazmente utilizando discos que são praticamente do mesmo tamanho, poderá concatenar dois discos mais pequenos que correspondam ao tamanho de outro disco maior e depois combinar o conjunto concatenado e o disco maior num conjunto RAID replicado. (Se todos os discos do conjunto tiverem aproximadamente o mesmo tamanho, considere a hipótese de utilizar um conjunto RAID segmentado, que permite um acesso mais rápido aos seus dados.)
Os conjuntos de discos RAID não podem utilizar algumas funcionalidades de gestão de discos, como a cifragem de discos com FileVault.
Nota: se possui um Mac Pro com uma Placa RAID do Mac Pro, use o Utilitário RAID. Este utilitário utiliza a placa RAID para obter um desempenho melhor e para criar mais tipos de conjuntos RAID.