As APIs são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores. A partir de APIs é possível criar softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas. Por exemplo, apps desenvolvidos para celulares Android e iPhone (iOS) são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs de cada sistema operacional.
A sigla API deriva da expressão inglesa Application Programming Interface que, traduzida para o português, pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicação. Ou seja, API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos.
Por meio de APIs, desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas. Por exemplo: caso um desenvolvedor queira criar um aplicativo de fotos para Android, ele poderá ter acesso à câmera do celular através da API do sistema operacional, sem ter a necessidade de criar uma nova interface de câmera do zero. O mesmo acontece com aplicativos que utilizam os serviços de mapas por meio da API do Google Maps ou, ainda, nas integrações entre apps, como o Spotify e o Instagram, que possibilita compartilhar faixas nos Stories.