Ir para o conteúdo principal
  • Notícia
  • 24 de agosto de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 2 min de leitura

Ucrânia celebra Dia da Independência: UE reafirma o seu apoio

Ukraine National Flag Day, 23/08/2024

 

Hoje, na data em que a Ucrânia celebra o seu Dia da Independência, a UE reitera o seu apoio inabalável ao país, durante o tempo que for necessário, na sua defesa contra a Rússia. «A Europa estará sempre do lado da Ucrânia, porque a Ucrânia é Europa», afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sua mensagem de vídeo. A Ucrânia entrou agora no seu terceiro ano de conflito com a Rússia que invadiu ilegalmente a Ucrânia em fevereiro de 2022.  

A Europa tem estado do lado da Ucrânia desde o primeiro dia da invasão. A UE prestou e continuará a prestar apoio financeiro, humanitário, militar, diplomático e moral à Ucrânia. Até agora, a UE e os seus Estados-Membros disponibilizaram quase 114 mil milhões de EUR à Ucrânia e aos ucranianos; ofereceram proteção temporária a mais de quatro milhões de pessoas em fuga da invasão e mobilizaram capacidade financeira para ajudar a Ucrânia a resistir e a recuperar através dos rendimentos dos ativos russos congelados e do seu Mecanismo para a Ucrânia, no valor de 50 mil milhões de EUR, entre outras medidas.  

A UE e os seus Estados-Membros continuarão a dar resposta às necessidades militares e de defesa prementes da Ucrânia, nomeadamente através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz e da Missão de Assistência Militar da UE, bem como através da assistência bilateral direta dos Estados-Membros. Entretanto, a Ucrânia está a tomar medidas rápidas para aderir à UE, em consonância com a firme convicção da UE de que a Ucrânia é Europa

O apoio da UE à Ucrânia visa assegurar uma paz abrangente, justa e sustentável para a Ucrânia. Uma paz que restaure a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. O apoio da UE até que a paz seja alcançada reflete a opinião da grande maioria dos europeus. Um inquérito Eurobarómetro recente demonstra que quase nove em dez europeus (87 %) concordam com a prestação de apoio humanitário às pessoas afetadas pela guerra e mais de oito em dez (83 %) concordam em acolher na UE as pessoas que fogem da guerra. 

Como sinal da solidariedade da UE para com a Ucrânia no seu Dia da Independência, a UE desfraldou a bandeira ucraniana à frente do Parlamento Europeu e iluminou com cores ucranianas vários dos seus principais edifícios em Bruxelas. 

Mais informações 

Solidariedade da UE para com a Ucrânia 

Solidariedade para com a Ucrânia 

Mensagem de vídeo da Presidente von der Leyen

Inquérito Eurobarómetro 

Informação detalhada

Data de publicação
24 de agosto de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação