Ir para o conteúdo principal
  • Notícia
  • 22 de agosto de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 2 min de leitura

A Cultura Move a Europa: de que modo a UE promove a cultura e a criatividade

A collage picture of three people, showcasing diverse cultures influencing Europe, art, music and dance. An orange sign ‘Culture Moves Europe’.

 

A UE desempenha um papel fundamental no apoio e na promoção da cultura em todos os países da UE, reconhecendo a sua importância para a sociedade, a economia e as relações internacionais. 

Através de várias iniciativas e programas de financiamento, a UE trabalha para preservar o rico património cultural da Europa, estimular ecossistemas favoráveis à cultura e à criatividade e promover a diversidade cultural. Embora cada país da UE seja responsável pelas suas próprias políticas no setor cultural, a UE ajuda a enfrentar desafios comuns, como o impacto das tecnologias digitais, a evolução dos modelos de governação cultural e a necessidade de apoiar a inovação nos setores culturais e criativos.

O Programa Europa Criativa é a principal fonte de financiamento da UE para os setores culturais e criativos. Desde 2014, apoia projetos que fomentam a diversidade cultural, promovem a expressão artística e reforçam o potencial económico das indústrias criativas. O programa está dividido em duas vertentes, Cultura e MEDIA, e é apoiado por uma vertente intersetorial que promove ações inovadoras e a colaboração entre os diferentes setores culturais e criativos. 

No âmbito da vertente Cultura, iniciativas como A Cultura Move a Europa apoiam a mobilidade cultural dentro e fora da Europa. Esta iniciativa oferece bolsas de mobilidade a artistas e profissionais da cultura em 40 países participantes, abrangendo os setores da arquitetura, do património cultural, do design e do estilismo, da literatura, da música, das artes do espetáculo e das artes visuais. Existem dois tipos de bolsas: para a mobilidade individual e para os organizadores de residências artísticas. O mais recente convite à apresentação de candidaturas para a mobilidade individual está aberto até 30 de novembro de 2024.

Existem muitos outros programas de financiamento da UE que apoiam a cultura e a criatividade. Qualquer pessoa que pretenda candidatar-se pode utilizar o guia de financiamento CulturEU. Esta ferramenta Web interativa apresenta oportunidades de financiamento disponíveis para os setores culturais e criativos através dos programas da UE para 2021-2027.

Para aumentar a visibilidade dos setores da cultura e do audiovisual da Europa, a UE apoia uma série de ações, iniciativas e prémios que se destinam a recompensar o sucesso e a aumentar a sensibilização para a cultura e o património da Europa. Iniciativas como as Capitais Europeias da Cultura, uma designação anual para cidades que propõem uma oferta cultural rica, impulsionam as economias locais e aumentam o turismo. A Marca do Património Europeu promove sítios de importância europeia simbólica. O Prémio da União Europeia para a Literatura e o Prémio da UE para a Arquitetura Contemporânea celebram a excelência na literatura e na arquitetura, respetivamente. A Música Move a Europa serve de quadro para as iniciativas e ações da Comissão de apoio ao setor musical europeu.

Ao investir na cultura, a UE não só reforça a identidade e a unidade europeias, mas também contribui para o crescimento económico, a coesão social e o bem-estar dos seus cidadãos.

Mais informações

Cultura e criatividade

Europa Criativa

A Cultura Move a Europa

Convite aberto à mobilidade individual de artistas e profissionais da cultura 

Guia de financiamento CulturEU para 2021-27

Capitais Europeias da Cultura

Sítios com a Marca do Património Europeu

Prémio da União Europeia para a Literatura

Prémio de Arquitetura Contemporânea da UE

A Música Move a Europa

Informação detalhada

Data de publicação
22 de agosto de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação