A política de coesão apoia medidas de adaptação graças à promoção de perspetivas baseadas nos ecossistemas, ao desenvolvimento de novas infraestruturas ou à modernização das infraestruturas existentes
Proteção da água, da biodiversidade e do ar limpo, investimento no tratamento das águas residuais e na gestão dos resíduos, desenvolvimento de infraestruturas ecológicas.
Acesso ao financiamento para as pequenas empresas, melhoria do acesso aos mercados mundiais, promoção da inovação.
O financiamento da política de coesão e da política regional deve respeitar as regras em matéria de auxílios estatais em vigor.
A cultura e a criatividade podem criar emprego e gerar crescimento em todas as regiões e municípios da Europa.
A política de desenvolvimento rural da UE, a estratégia de investimento e o financiamento no desenvolvimento rural e no setor marítimo.
Investir na eficiência energética dos edifícios, nas energias renováveis, nas redes elétricas de distribuição inteligente, nos transportes urbanos sustentáveis e na investigação e inovação nestes domínios.
Modernizar a educação e a formação, investir em infraestruturas, reduzir o abandono escolar precoce, promover o acesso a uma educação de qualidade para todos.
Criar instituições estáveis, fiáveis e suficientemente flexíveis para permitir um diálogo aberto com o público, com capacidade para introduzir novas soluções estratégicas e prestar melhores serviços.
Investir num mercado de trabalho dinâmico, no emprego por conta própria, nas instituições do mercado de trabalho, no envelhecimento ativo e saudável e no emprego dos jovens.
Promover a inclusão social, melhorar o acesso aos serviços sociais e recreativos, apoiar a regeneração de comunidades desfavorecidas.
Investimento em investigação e inovação, tecnologias da informação e comunicação, competitividade das empresas, eficiência energética e energias renováveis.
Grupo de Trabalho para a Irlanda do Norte, Conferência PEACE de janeiro de 2013, Centro para Consolidação da Paz e a Resolução de Conflitos
O Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA) existe para ajudar os países terceiros a prepararem as suas sociedades e economias para a adesão à UE.
Espaço único europeu dos transportes, melhoria da mobilidade regional, transportes ecológicos e hipocarbónicos, sistemas ferroviários de alta qualidade.
Reforçar a integração regional, aumentar a competitividade e a criação de emprego, promover a luta contra as alterações climáticas.
Investimento em domínios como o envelhecimento da população europeia, infraestruturas e sistemas de cuidados de saúde sustentáveis, saúde em linha, cobertura dos cuidados de saúde e programas de promoção da saúde.
Alargamento da banda larga e implantação de redes de alta velocidade, desenvolvimento de produtos e serviços das TIC e comércio eletrónico, reforço da administração pública em linha.
Promoção de transportes e mobilidade sustentáveis, investimento em infraestruturas energéticas e interconexões.
O turismo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de muitas regiões europeias, devido ao potencial de criação de emprego, especialmente para os jovens.