Lewis Elementary School
Downey, Califórnia, Estados Unidos
Revelando o potencial do iPad dentro da sala de aula.
para profissionais de educação
A sudeste de Los Angeles, em Downey, na Califórnia, a Lewis Elementary School tem 850 estudantes. A implementação do iPad pela instituição começou com um aparelho para cada duas crianças. O iPad entrou em todas as salas de aula, mas isso não significava que todo o corpo docente soubesse ensinar usando o aparelho. E, quem sabia, nem sempre tinha consistência ou dava continuidade nas aulas. Então a liderança decidiu agir.
“Era preciso mudar a mentalidade de professoras e professores”, afirma Leslie Neill, orientadora de tecnologia instrucional. “Temos essas ferramentas poderosas, mas elas vão virar peso de papel se não conseguirmos demonstrar seu valor na sala de aula.”
A liderança da escola começou a usar o iPad em cada oportunidade — espelhando telas com o AirPlay na Apple TV, compartilhando arquivos com o AirDrop e fazendo anotações com o Apple Pencil nas reuniões. Para incentivar ainda mais a adoção e aumentar o domínio entre educadoras e educadores, a liderança recorreu ao material gratuito do Apple Professional Learning.
Os tutoriais do Apple Teacher ajudam os participantes a se familiarizar com o iPad, o Mac e o software da Apple. E a equipe do Apple Learning ensina profissionais de educação e da área administrativa a realizar sessões individuais com colegas para tirar dúvidas, dar feedback e ajudar outras pessoas a aproveitar ao máximo seus aparelhos Apple.
As professoras e professores da Lewis agora sentem que têm apoio para ousar, testar novidades e descobrir formas inovadoras de usar o iPad na sala de aula. Ao fazer isso, estão proporcionando novos caminhos para as crianças explorarem as matérias que mais gostam.
Melissa Minahan, professora e líder do grupo de tecnologia da Lewis, se sentiu motivada a incorporar a produção de podcasts nas aulas, e isso estimulou sua turma. As crianças pesquisam assuntos no Safari, preparam roteiros no Google Docs e gravam o áudio no GarageBand. O app também é usado para editar, adicionar música e incluir efeitos sonoros para criar um podcast. “É muito bom ver a turma demonstrar seu aprendizado de jeitos inovadores que não seriam possíveis sem o iPad”, declara Melissa.
Em outro exemplo de capacitação, com a ajuda de recursos da Apple e o apoio de colegas, a professora Susan Fisher obteve enorme sucesso com a equipe de notícias da Lewis, mesmo sem ter experiência prévia com esse tipo de produção. Sua turma usa o iPad para pesquisar notícias, gravar entrevistas e escrever roteiros. Depois, o trabalho é editado e enviado com o iMovie.“O iPad é a única ferramenta completa que consigo pensar”, reitera Susan. “Está tudo lá, ferramentas de pesquisa, de escrita e de criação. É uma forma de você divulgar sua voz.”
Hoje, profissionais de educação na Lewis usam o iPad e o Mac com confiança, explorando a própria curiosidade e encontrando inspiração constante em sala de aula. Como resultado, a Lewis Elementary School observou um aumento nas matrículas, na frequência e no envolvimento de estudantes — além de servir de inspiração para outras escolas no distrito.