As escolas públicas de Montgomery têm mais de 161 mil estudantes, e muitos vêm de comunidades carentes e sub-representadas. Por isso, preparar todos para serem bem-sucedidos é ainda mais importante. Quando a superintendente do distrito, Dra. Monifa B. McKnight, percebeu que as oportunidades para estudantes poderiam aumentar com o ensino de programação, ela implementou novos programas usando produtos Apple e a linguagem Swift.
Como parte dos programas, a Dra. Monifa atua em estreita colaboração com especialistas locais em economia e autoridades estaduais para descobrir onde as oportunidades de trabalho estão crescendo na região. Com a expansão das áreas de biotecnologia e cibersegurança, ela contribui para que estudantes nas escolas que supervisiona tenham as habilidades necessárias para atuar nesses mercados. Isso inclui design de apps, desenvolvimento de software e conhecimento das ferramentas e plataformas mais recentes.
“Escolhemos os produtos e os recursos de programação da Apple porque eles ajudam estudantes a aprender habilidades e se preparar para o futuro. Isso abre possibilidades para quem, de outra forma, poderia ter encontrado obstáculos”, afirma a Dra. Monifa.
Uma das iniciativas mais bem-sucedidas do distrito é o programa de verão Montgomery Can Code, lançado em 2019. Sua base são os guias do Programação para Todos da Apple, que ajudam alunas e alunos de todas as idades a aprender sobre engenharia de software. O programa proporciona a estudantes do sexto, sétimo e oitavo anos a chance de usar o iPad para criar apps no Keynote e montar protótipos no Swift. O Montgomery Can Code também ajuda a conectar quem está aprendendo a estágios e oportunidades de trabalho em empresas locais. Mais de três mil estudantes já participaram. Essa iniciativa inspirou o ignITe Hub no Montgomery College, um espaço de colaboração para a comunidade em geral aprender programação e empreendedorismo.
“Montgomery é o lugar certo para uma iniciativa de programação com a Apple, sem importar o nível socioeconômico e os possíveis obstáculos. Esse programa permite que estudantes solucionem problemas nas suas comunidades com as melhores ferramentas à disposição. Há poder nisso”, afirma a Dra. Monifa.